Allen Ginsberg

Allen Ginsberg

Irwin Allen Ginsberg foi um escritor, filósofo, poeta estadunidense e ativista. Ele é considerado como uma das principais figuras da Geração Beat nos anos 50, junto com Jack Kerouac e William S. Burroughs e da contracultura que se seguiu depois disso. Ficou conhecido pelo seu livro de poesia Uivo e Outros Poemas.

Principais Poesias de Allen Ginsberg

Canção

O peso do mundo é o amor. Sob o fardo da solidão, sob o fardo da insatisfação o peso o peso que carregamos é

Leia a Poesia »

Biografia

Allen Ginsberg serviu de inspiração para a personagem Alvah Goldbook da obra BrasilOs Vagabundos Iluminados /Portugal: Os Vagabundos do Dharma (2000) ou Os Vagabundos da verdade (1965) de Jack Kerouac.

Em seu poema Uivo (1956), onde ele denuncia o que viu como as forças destrutivas do capitalismo e da conformidade nos Estados Unidos. Em 1956, “Uivo” foi apreendido pela polícia de São Francisco. Em 1957, o poema atraiu grande publicidade quando foi para um inquérito sentenciado por obscenidade, já que descrevia sexo tanto entre heteros quanto homossexuais em um tempo onde leis da época tornavam atos homossexuais como crime em todos os Estados Unidos. “Uivo” refletiu a própria homossexualidade de Ginsberg e suas relações com inúmeros homens, incluindo Peter Orlovsky, seu companheiro até o fim de sua vida. O juiz Clayton W. Horn pautou que “Uivo” não era obsceno, indagando se “teria algum tipo de liberdade de imprensa ou de expressão se alguém devesse reduzir seu vocabulário a vazios eufemismos?”.