Filho de um capitão da Polícia Militar, Jorge Firmino de Sant’Anna, e de Maria Romano de Sant’Anna, ambos de orientação protestante. Affonso Romano de Sant’Anna é Poeta, crítico e professor de literatura e jornalista.
Biografia
Ainda pequeno, mudou-se com a família para a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, onde começou a estudar literatura ao frequentar biblioteca pública. Iniciou a carreira de jornalista em 1953, publicando críticas de filmes e teatro no Diário Comercial e na Gazeta Mercantil.
Nas décadas de 1950 e 1960, ele participou do movimento poético de vanguarda. Em 1961, formou-se em Letras Neolatinas na então Universidade de Minas Gerais(UMG), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Em 1965, lecionou na Universidade de Los Angeles (UCLA), na Califórnia, e participou do Programa Internacional de Escritores da Universidade de Iowa, no ano de 1968, que reuniu 40 escritores de todo o mundo.
Em sua carreira internacional, chegou a ministrar cursos na Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal e França.
Em 1969, recebeu o doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais e, um ano depois, abriu um curso de pós-graduação em literatura brasileira na PUC no Rio de Janeiro. De 1973 a 1976, atuou como chefe do Departamento de Literatura e Arte da PUC-RJ e, posteriormente, conduziu uma série de conferências literárias nacionais “Exposia”. Sua tese de doutorado abrangeu a análise da poesia de Carlos Drummond de Andrade, intitulada “Drummond”.
De 1990 a 1996, atuou como presidente da Fundação Biblioteca Nacional, onde formulou muitas ações para incentivar a leitura, como o Sistema Nacional de Bibliotecas.