Dia da Poesia – 14 de março, 21 de março, 31 de outubro?

Dia da Poesia – Corrigindo

O dia nacional da poesia era em 14 de março, no aniversário de Castro Alves.  A partir de 2015, foi sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade em 31 de outubro. Ou seja, agora o dia nacional da poesia é em 31 de outubro.

O dia mundial da poesia é em 21 de março. Criado pela UNESCO, em 1999 (mesmo ano em que o site A Magia da Poesia foi ao ar),  com o objetivo de estimular a produção e celebrar a poesia como forma de arte em todo o mundo. Saiba mais sobre esta data na Wikipedia.
Outro Dia da Poesia
Extra-oficialmente, temos outro “Dia Nacional da Poesia” em 20 de outubro, fundação do Movimento Poético Nacional.

Além disso, há diversas celebrações estaduais:

  • Dia Estadual da Poesia (20 de abril, no Acre, conforme Lei Nº 2.130 de 9 de julho de 2009);
  • Dia da Poesia (25 de junho, no Pará, conforme Lei Nº 6.195 de 7 de abril de 1999);
  • Dia Estadual da Poesia (8 de agosto, no Amapá, conforme Lei Nº 580 de 21 de junho de 2000);
  • Dia Estadual da Poesia (20 de agosto, em Goiás, conforme Lei Nº 14.866 de 22 de julho de 2004, homenageando o aniversário de Cora Coralina);
  • Dia Estadual da Poesia (31 de outubro, em Minas Gerais, homenageando o aniversário de Drummond);
  • Dia Estadual da Poesia (19 de dezembro, no Mato Grosso,  conforme Lei Nº 7.776 de 26 de novembro de 2002, homenageando o aniversário de Manoel de Barros).

Aproveite esta postagem para ler mais poemas de grandes poetas.

29 respostas

  1. “Poesia é como pão de cada dia, nunca deve faltar, esse alimento que sustenta nossa alma com magia e que contagia é fundamental pra quem vive dela a suspirar!”

  2. Pingback: pedagogia » Blog Archive » Dia Nacional da poesia
  3. O poeta baiano Castro Alves perdeu a magestade,eu sempre soube que o dia da poesia era 14 deMarço , me surpreendi com a nova data, desde o ano passado, não tenho nada contra aceito numa boa, todos são dignos.e viva a poesia!

  4. Na minha opinião, a qual não representa uma verdade absoluta, o dia da Poesia deveria ser 14 de março, porque Antônio Frederico de Castro Alves sempre será o nosso Poeta de maior expressão, ainda que hajam muitos outros de valor em nossa Cultura Literária.
    Portanto, após as Eleições de 2018, seria importante buscarmos apoio do Governo Federal, bem como do Parlamento, para restabelecer 14 de março como data comemorativa da Poesia.
    […]Existe um povo que a bandeira empresta, p’ra cobrir tanta infâmia e cobardia![…] A.F.C.A.

    1. Depois das eleições de 2018, tudo que é arte, cultura, sensibilidade, doçura, encantamento, só não foi para o ralo porque nós (eu me incluo porque resisto) continuamos valorizando o que merece valor nesse país. O governo federal aceitaria sugestões se fosse para homenagear torturadores, atiradores, milicianos… não grandes poetas.

    2. Concordo. Drummond poderia (e deveria) ser reverenciado em outro momento, e de outra forma. Destronar Castro Alves!… Coisas de dilma…

  5. O dia da poesia deve ser o dia da poesia na vida de cada pessoa.
    Se foi por Castro Alves, depois por Drumond, poderá ser de outro daqui a algum tempo. A poesia é muito maior que os poetas.

  6. Dia da Poesia?
    Todos!
    Por Quê?
    Porque ela é
    A essência do ser
    O viver
    365 ?
    366 ?
    Vivendo
    A
    Poesia
    Dia após dia
    Minuto a minuto
    Segundo a segundo
    Segundo
    A norma
    Da vida
    O tempo
    Dirá
    O alimento da alma
    A notável pureza
    Que acalma
    A elegância sem igual
    A Poesia realeza
    Amor divinal

  7. O dia da poesia deveria ser um dia determinado apenas para ser mais comemorado. Acho que 14 de março em homenagem a Castro Alves poderia ser. Para aqueles que gostam de poesia qualquer dia será o dia da poesia. Deve ser assim como o dia das mães, dos pais, dos avós, dos namorados, da bandeira, dia do fico, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *