ralo

o término do profundo
pelo raso
é um arraso sem fundo
um muro duro de tombos
duas vidas pelo ralo

ralo

Ralo ou sumidouro é a saída de água pias, em um cômodo (banheiro, cozinha etc.), ou área externa (quintal etc.) de uma edificação.
Em geral são extremidades de canos conectados à rede de esgotos (internos) ou rede de drenagem (externos) da edificação. Tais extremidades em geral também se apresentam protegidas por tampas permeáveis (proteção na forma grade de orifícios ou frestas), de modo a impedir a entrada de detritos que as entupam. O termo também pode referir-se essa tampa.
Quando externo à edificação, recebe o nome de bueiro.
A instalação é realizada com o pressuposto de que toda a água saia por ele, sem risco de transbordamento. A escolha de um cano e orifício adequados, maior ou menor, é realizada testando-se se cumpre tal pressuposto. Esta escolha do mais adequado também pode ser referida como dimensionamento.
Existem três formas típicas de se dimensionar:
1 – padrões (casos similares): escolhe-se o mesmo tipo que em um caso similar (edificação similar e bem-sucedida na escolha).
2 – ensaios: simulando a ocorrência de casos extremos e verificando se um temporário (protótipo) dá conta da vazão.
3 – modelos: calculando-se os parâmetros principais conforme modelagem do sistema na Wikipedia (fonte desse texto aliás, que alterei só um pouco com fins didáticos).

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *