Dadi Janki – citação e crítica à citação :)

Despreocupação

“Não se preocupe consigo. Não se preocupe com os outros. Remova a
palavra preocupação de sua vida. Não alimente pensamentos em excesso.
Amor, sim. Bons votos, sim. Mas pensar demais faz você perder tempo e
energia. A ligação sutil com Deus é perdida. A velocidade do progresso
pessoal é reduzida. Para terminar com o excesso de pensamentos,
pratique ter bons votos e sentimentos puros em relação a todos.”

Dadi Janki

Concordo totalmente em não se “pré-ocupar”, no sentido de se ocupar antecipadamente com o que pode vir a ser… Inútil, geralmente. O que vier, virá de qualquer forma, independente de sua ocupação mental prévia (e, geralmente, sem nenhuma ação efetiva além do desgaste mental) sobre as possibilidades e malefícios do que poderia vir.

Mas acho que a sociedade em geral pensa é de menos em coisas mais profundas. Temos, concordo, um excesso de racionalismo metódico, sistemático e dogmático, excesso de informações e pensamentos superficiais ou organizativos, mas o pensamento profundo, o pensar de uma perspectiva um pouco mais afastada, o pensar filosófico, considero um aliado e não um inimigo.

Leia mais citações

Leia mais filosofia

Leia mais poemas de grandes poetas

3 respostas

  1. “Eliminar o excesso de pensamentos”? É aí que essa filosofia “zen ” me irrita. Concordo totalmente com sua resposta. Até entendi a idéia da “despreocupação”…é pra eliminar os pensamentos “negativos”, as ansiedades e preocupações desmedidas…Mas desde quando pensar demais é ruim? “…logo existo” hehehetb acho q são pouco profundas as idéias em geral. Ou pouco conscientizadas? Pouco expostas talvez pra não se abrir demais ou não se expor ao ridículo em meio a conversas triviais??Não sei… mas não acredito que alguém passe um dia inteiro pensando em comida, cabelo, roupas e afins beijosmeus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *